Sinopse: Hebe mal pôde acreditar que foi para a cama com seu sensual chefe, mas Nick Cavendish só precisava de alguém com quem passar a noite do aniversário da morte de seu filho. Na manhã seguinte, ele tentou descartá-la como fizera com todas as outras amantes. Contudo, livrar-se de Hebe não seria tão fácil. Afinal, ela está sentindo enjoos matinais… Nick fica feliz por ter uma segunda chance de ser pai. Porém, Hebe está com o coração partido. Ela não quer se casar apenas por obrigação. Será que Nick conseguirá convencê-la de que realmente deseja um futuro a seu lado?
Opinião do Bananas: Como todo livro de romance de banca, essa leitura é leve, simples que retrata apenas um momento na vida desses personagens, sem grandes desenvolvimentos nem detalhes mas considero que seja esse o charme desse tipo de livro. A autora Carole Mortimer está entre minhas autoras favoritas de romance.
Sinopse: Em uma época perdida no tempo, os vampiros assolavam a humanidade e levavam destruição a todos os lugares que chegavam, causando terror e desespero, deixando apenas o rastro da morte como marca de que eles já tinham passado por aquele lugar. Ao chegarem à cidade de Hurtland, porém, os vampiros fizeram um estranho acordo com seus habitantes e ali permaneceram. Agora, subjugada pelos homens-morcegos, a população precisa encontrar um meio de se livrar da ameaça da sede insaciável de seus co-habitantes e reconquistar sua liberdade.
Opinião do Bananas: Senti um grande conflito ao escrever sobre esse livro e o motivo é simples, o autor é um conterrâneo (ambos somos do Estado do Acre) e acontece que não gostei muito da história. Os motivos para meu desgosto foram pontuais como diálogos e escrita confusos, elementos exagerados, personagens demais são apresentado mas sem desenvolvimento, o desenrolar da história é bagunçado e por vezes sem nexo, porém a história tem um grande potencial pois a essência da história é boa têm conflito, heroísmo, o final é amarrado mas creio que o que faltou nesse livro foi uma boa revisão e edição, cortando as partes enroladas, desnecessárias e redundantes transformando esse livro de 356 páginas para um ótimo livro de 200 ou 180 páginas. (Fora que a capa é horrenda, nesse caso o menos seria mais)
Eu queria muito ter gostado desse livro, mas infelizmente precisa de um belo trabalho de edição.
Autoras: Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle
Título Original: Prom nights from hell
Lançamento: 2009
Páginas : 318
Tradução: Camila Mello
Gênero: Literatura Juvenil/Terror/Contos
Editora: Editora Galera Record
Sinopse: Nesta emocionante coleção de contos de terror, as autoras best seller Meg Cabot (O Diário da Princesa), Stephenie Meyer (Crepúsculo), Kim Harrison, Michele Jaffe e Lauren Myracle se reuniram para mostrar que a formatura pode ser um evento muito mais aterrorizante do que se pensa. Problemas no guarda-roupa e um par que dança mal não são nada comparados a descobrir que você está dançando com a Morte — e que ela não está ali para elogiar seu vestido. De problemas com vampiros até uma batalha entre anjos e demônios, estas cinco histórias vão divertir você mais do que qualquer DJ em um terno brega. Nada de limusine ou vestido de gala: só uma grande dose de diversão assustadora. Longe de vestidos de gala delicados e cor-de-rosa, estes cinco contos são estranhos, surreais, assustadores, e povoados de criaturas terríveis. Em Formaturas Infernais, você vai descobrir que a formatura pode ser tão divertida quanto ameaçadora…
Opinião do Bananas: Livro que pegou o embalo na fama da “onda Crepúsculo”, com uma de suas autoras sendo a própria Stephenie Meyer, Formaturas Infernais trás 5 contos de terror/suspense sobrenatural com os títulos de A filha da exterminadora, O buquê, Madison Avery e a Morte, Salada mista e Inferno na Terra.
Sobre os contos, minha opinião não é a das mais positivas (até porque eu não faço mais parte do público alvo deste livro) mas considero ser uma leitura para distrair por serem contos simples que chegam a causar risos. O conto da autora Kim Harrison é interessante e seria um bom livro o que me fez pesquisar e descobri que é uma trilogia que não foi publicada no Brasil, mas com o primeiro livro lançado em 2009 com o título Once dead, twice shy, o segundo Early to death, early to rise e o último Something deadly this way comes.
Mas não há nada que defina os contos desse livro como grandes histórias de terror, porém podem ser divertidos de ler.
Sobre a capa posso dizer que não é tão bonita ou elaborada mas se tornou muito icônica na época de seu lançamento, abaixo mostro exemplo de algumas capas internacionais.
Esse livro faz parte de uma série chamada Infernais, composto por Formaturas Infernais, Amores Infernais, Férias Infernais e Beijos Infernais.
Título Original: The witch doesn’t burn in this one
Lançamento: 2018
Páginas : 208
Tradução: Izabel Aleixo
Gênero: Poesia Norte-Americana/Autorrealização
Editora: Editora Leya
Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, A princesa salva a si mesma neste livro, cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão.
Opinião do Bananas: Um livro de leitura rápida mas pesado, com assuntos difíceis e necessários. Apresenta um olhar sobre abuso da forma como a vítima vê e sente.
A cada página de leitura lembrava das inúmeras notícias de feminicídio que passam todo dias nos jornais.
” A única coisa de que somos culpadas é de sermos mulheres”.
Uma nota sobre esse livro: A arte da capa é simples o que me agrada muito e as páginas tem um cheiro muito bom.
Lançado dia 08 de Agosto de 2023 pela Editora Todavia, sua autora Natalia Timerman que já foi finalista do prêmio Jabuti, e autora também do livro Copo vazio.
O livro possui 208 páginas, e uma capa que passa uma sensação de familiaridade e de fragilidade.
“Um romance autobiográfico sobre luto e a memória, que reconstrói uma história familiar e as relações que a transpassam”
Esse livro veio como uma indicação e resolvi ler a amostra (disponível da Amazon), que me surpreendeu e impactou com poucas páginas. Essa é uma história real sobre luto e ressignificados que descreve de maneira tão íntima o vazio, a dor e o estranhamento da perda. É realmente uma leitura emocionante, profundamente triste e íntima como um diário que se escreve em segredo.
Esse livro entrou para minha lista de desejados, e recomendo mesmo tendo lido apenas a amostra.
Sinopse: Enquanto aguarda um voo, Natalia encontra o médico de cuidados paliativos que atendeu seu pai Artur. A conversa desperta nela toda a experiência da perda, ainda próxima e repleta de cicatrizes. E é a memória dos meses e dias finais do pai da narradora que compõe a base deste romance de extraordinária beleza, uma indagação cortante sobre família, lembrança, judaísmo, vida e morte. Artur era médico, então a notícia de que o câncer havia retornado vem seguida da certeza da finitude ― não há meias-palavras ou possibilidade de esperança. Assim, a morte vira um assunto de família, e acompanhamos não apenas o declínio físico de Artur, mas seus efeitos na vida dos filhos, da esposa e dos netos, narrados com rara delicadeza. Conforme a doença avança, cada momento ganha contornos definitivos: a última viagem, a última gargalhada, a última ida ao teatro. Se o fim é inevitável, à narradora cabe reconstruir todo esse caminho que, embora dramático, vem carregado de ternura. Em meio à tristeza, a autora traz à luz os pequenos gestos, os acontecimentos insignificantes que, vistos pela lente do tempo, formam um retrato belo e doloroso da relação de uma filha com o pai. Natalia Timerman segue, à sua maneira, a trilha de autores como Karl Ove Knausgård e Annie Ernaux ao criar um poderoso retrato do luto e do amor.
Ano da primeira publicação: 1813 Edição BR (que eu tenho): 2013
Páginas : 382
Tradução: Roberto Leal Ferreira
Gênero: Romance/Ficção Inglesa
Editora: Editora Nova Cultural
Sinopse: Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa”. O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.
Opinião do Bananas: Lendo Orgulho e Preconceito fica claro o motivo de Jane Austen ser uma autora tão atemporal, minha experiência anterior havia sido com Razão e Sensibilidade (do qual não gostei muito, mas preciso reler) que está na postagem sobre leituras abandonadas.
O livro trás não só um romance mas uma reflexão sobre o que era esperado das moças da época, as normas da sociedade, e o peso do pensamento próprio para o crescimento pessoal e que nem sempre estamos corretos em julgar o próximo. Jane Austen escreve cada personagem com tanto detalhe e individualidade que quase nos faz pensar que essa estória realmente aconteceu e Austen apenas a ouviu e escreveu como se se tratasse da história de pessoas conhecidas.
Uma parte bem curiosa que difere livro do filme é que no livro o Sr. Bennet (Pai de Lizzy) confessa não gostar da Mãe de suas filhas, com a qual só casou por sua jovialidade e beleza, pois considera que a mesma tenha pouca inteligência e generosidade mental e que todo o respeito, afeto e confiança havia desaparecido para sempre. (pg 236 -cap 42), mas no filme não é tão enfático esses sentimentos.
Já escrevi antes sobre o filme de 2005 e uma das séries lançadas, a de 1995. Só clicar aqui.
Sinopse: Kate Duncan concorda em ajudar sua prima a conquistar um namorado, mas reprova a ideia da jovem de usar uma poção preparada por um boticário para fazer com que o notório Marcus Pelham se apaixone por ela. Para provar que o elixir não funciona, própria Kate toma um dose… e vive a experiência mais sensual de sua vida ao se deparar com Marcus numa situação comprometedora! Escondida nas sombras, ela sente cada fibra de seu corpo vibrar, mas será efeito do elixir, ou daquele homem irresistivelmente atraente?…
Opinião do Bananas: Faz tempo que não falo de romance de banca e esse é da coleção Julia Históricos n: 1528. Esses livros de banca são os predecessores do atual e famoso “smut” ou livros “hot” que são livros com conteúdo erótico/lascivo.
Essa é uma leitura rápida, personagens simplistas bom para passar o tempo e com bastante cenas de sexo tem ainda um romance gostosinho de ler, e o final também é bem satisfatório com todas as pontas amarradas e cada personagem com seu destino definido.
Título Original: Les gens heureux lisent et boivent du café
Autora: Agnès Martin-Lugand
Tradução: Sandra Smith
Lançamento: 2013. EUA: 2016
Páginas : 225
Gênero: Ficção Contemporânea
Editora: Weinstein Books
Sinopse: Diane parece ter a vida perfeita. Ela é esposa, mãe e proprietária do Happy People Read and Drink Coffee (Pessoas felizes lêem e bebem café), um aconchegante café literário em Paris. Mas quando ela repentinamente perde o marido e a filha em um acidente de carro, o mundo que ela conhece desaparece. Um ano depois, Diane se muda para uma pequena cidade na costa irlandesa, determinada a se curar reconstruindo sua vida sozinha – até que conhece Edward, um fotógrafo bonito e temperamental, e se envolve em um romance surpreendente e tumultuado. Mas durará quando Diane deixar a Irlanda para sempre? Ao mesmo tempo comovente e edificante, a história de Diane é profundamente sentida, lembrando-nos que o amor lembrado é um amor duradouro.
Opinião do Bananas: Desde a primeira página a história é emocionante (e olha que comprei este livro pela capa), depois de 36 páginas já havia chorado um balde. O livro é muito bem escrito, e flui rápido. Você sente empatia pela protagonista, você perde o fôlego junto com ela, chora junto com ela.
É um história de luto, autoconhecimento e como se reerguer após tanto sofrimento, acompanhamos de forma gradativa a evolução da personagem, e é surpreendente a quantidade de cigarros fumados nessa história, por ser um livro francês talvez a autora quis exagerar o estereotipo que franceses fumam muito, mas ela vai pra Irlanda e todos fumam muito do mesmo jeito.
Em resenhas de outros leitores observei que muitos não gostaram da leitura, consideraram a escrita falha e acelerada deixando muitas questões não respondidas, os personagens rasos e rudes demais e as atitudes da personagem desnecessárias, no meu ponto de vista não há nada demais, a história é simples mas é bem escrita e não vejo a necessidade de elaborar uma trama complexa pois esse não é o objetivo da história ela foi feita pra ser simples. É bom lembra que este livro foi um bestseller na França.
Em uma matéria de 2015 mostrava este livro seria adaptado para filme porém não há nenhuma notícia recente, talvez devido ao fato que a The Weinstein Company- produtora de filmes foi extinta em 2018 (por falência, alegações de abuso contra um dos fundadores, e investigações de direito civil) e a Weinstein Books (que é da mesma família da The Weinstein Company) foi derrubada pelo Hachette Book Group em 2017. The Weinstein Company é a antiga Miramax que participou da produção de filmes como: Shakespeare Apaixonado, Cidade de Deus e Pulp Fiction.
Infelizmente esse livro não foi lançado no Brasil, e ele possui uma sequência chamada Don’t Worry, Life is Easy (Não se preocupe, a vida é fácil) que dá continuidade a história do primeiro livro.
Pela Editora Gutemberg de 2022, O Nevoeiro de Shadow Sands do autor Robert Bryndza, é um suspense investigativo no estilo Agatha Christie, pesquisando descobri que a personagem da detetive Kate Marshall é recorrente nos livros do autor formando uma série (assim como o detetive Poirot de Christie).
O livro daria um ótimo filme, a leitura é rápida, intrigante e flui muito bem.
A amostra foi o suficiente para instigar o desejo de comprar o livro e finalizar a leitura, adoro livros com esse tema de investigação criminal. Esse autor tem espaço reservado na minha estante.
Sinopse:
Kate Marshall encontrou o cadáver de um jovem flutuando em uma represa de Shadow Sands e as autoridades locais classificaram o caso como um trágico acidente. Mas os detalhes não batem: por que a vítima estava lá, no meio da noite? Se era um nadador experiente, como se afogou?
Kate tem certeza de que este caso é mais do que aparenta. Então, ela e seu assistente investigam mais a fundo e descobrem uma trilha sangrenta que aponta para um assassino em série pronto para atacar outra vez. Há anos pessoas desaparecem silenciosamente naquele local e, quando uma mulher é raptada, Kate e Tristan têm poucos dias para salvá-la desse destino fatal.
Escrito por Paulo Stucchi, publicado pela Jangada e lançado em Fevereiro de 2023, com suas 512 páginas O Homem da Patagônia é um Thriller Psicológico repleto de teorias de conspiração e suspense.
A amostra inicia com a apresentação de vários personagens, histórias individuais e passagens do tempo. Livro bem escrito com personagens intrigantes, deu a entender pelo pouco que li que a história será cheia de tensão e/ou suspense.
Sinopse: Argentina, 1958. Ao aceitar o pedido de uma jovem e sedutora alemã para que tratasse de seu pai em estado catatônico, o renomado psicólogo argentino Sebastián Lindner não poderia imaginar que estaria diante de um caso que mudaria seu destino por completo – e colocaria sua vida, e a de todos a quem ama, em risco. Conforme as lembranças do misterioso paciente vão sendo acessadas, o dr. Lindner se vê diante de um antigo e terrível segredo – que remonta aos últimos dias de Hitler no bunker em Berlim. E isso poderá mudar drasticamente os rumos da história pós Segunda Guerra Mundial como o mundo conhece, fazendo o psicólogo se confrontar não apenas com a pior face do mal, mas também com seus próprios demônios. Seria o decrépito paciente Adolf Hitler em pessoa? Teria o Führer escapado dos soviéticos e sobrevivido à queda de Berlim, fazendo renascer de forma obscura as forças do Terceiro Reich, num projeto de um terrível e secreto Quarto Reich, nas geladas terras do sul da Argentina? Ou ele não passaria de um impostor? Neste thriller psicológico de tirar o fôlego, história, ficção e antigas teorias de conspiração se misturam numa vertiginosa trama de suspense, que levará o leitor à Buenos Aires dos anos 1950 e às memórias da Segunda Guerra Mundial, enquanto acontece uma verdadeira caçada humana para descobrir verdades há muito tempo enterradas nos arquivos da história.