Filmes

Filme de Domingo: O Doador de Memórias

O Doador de Memórias

Título Original: The Giver

Lançamento: 2014

Diretor: Phillip Noyce.

Gênero: Ficção Científica, Drama, Fantasia.

Sinopse: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas, que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade. Via: Adoro Cinema.

Trailer:

Opinião do Bananas: Baseado no Livro O Doador da Autora Lois Lowry, este ganhador de vários prêmios e lançado em 1993 (se não me engano).

O filme é em seu início retratado em preto e branco (por que é como todos enxergam ), mas ao longo dele vão sendo acrescentados cores pela visão de Jonas que está ampliando seus conhecimentos e deixando aflorar emoções (que nesta sociedade distópica não é permitido ter).

O filme não contém muita ação ou romance, pois estes elementos não são o ponto principal.

Também não é observado um vilão específico e sim uma sociedade que após sofrimentos e traumas resolveram optar por “solução” drástica, apesar de não ser a melhor. E devido a isso se mantém fechada e movida a regras que começam a ser questionadas pelo personagem principal.

Os Anciões que tomam as medidas necessárias para manter a sociedade pacífica, delimitaram regras como a existência de uma medicação que deve ser tomada diariamente para remover emoções como o amor, fazendo com que os personagens não entendam o que é morte, compaixão, assassinato entre outros e esse aspecto é bem retratado.

Temos ainda a impressão que tentam condensar uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo, talvez para que não se tornasse um filme muito longo e enfadonho.

03 bananinhas

 

2 comentários em “Filme de Domingo: O Doador de Memórias

  1. Oi… Tava vendo umas paginas sobre o Acre pra ver como é aí, e eu gostei mt, vc poderia falar um pouco sobre seu estado, tipo curiosidades, qualidade de vida e tudo maiss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s