Filmes

Filme de Domingo: No vale das Sombras

Título Original: In The Valley of Elah

Lançamento: 2007

Diretor:  Paul Haggis

Gênero: Drama

Sinopse: Quando um soldado exemplar desaparece depois de voltar do Iraque, seu pai se une à corajosa detetive policial Emily Sanders na investigação.

Trailer:

Opinião do Bananas: Do mesmo diretor de Crash -No Limite, seguimos essa história inspirada em um fato real. O caso de Richard Davis, um soldado de infantaria que foi assassinado 2 dias depois de retornar de seu turno no Iraque em 2003 por seus próprios colegas de serviço.

Os trabalhos do diretor Paul Haggis sempre são cirúrgicos nas críticas sociais, para os que assistiram Crash-No limite vão entender a profundidade dos questionamentos que ele representa tão bem, e sempre apontando falhas na sociedade estadunidense.

O filme aponta com tanta precisão o dano que trauma de guerra trás e como mexe com a mente em um nível tão obscuro que o soldado perde uma parte da humanidade, e quando é ‘jogado’ de volta na vida comum, em uma situação de aparente tranquilidade o soldado não sabe como agir e acaba buscando formas como álcool e drogas para adormecer todo o sofrimento e sangue que presenciou em uma forma brusca de se reintegrar a uma sociedade que não lhe cabe mais. Assim, podemos questionar que até onde vale o patriotismo? Em que momento o patriotismo deixa de ser algo bom e passa a ser nocivo? Por que existe tão pouco apoio aos veteranos e soldados nos Estados Unidos? Será que os Estados Unidos possui mesmo a liberdade que tanto dizem ter ou é só propaganda?

Em nota é interessante apontar a importância da documentoscopia na resolução de casos como esse, e isso também é demonstrado no filme mesmo que superficialmente.

04 bananinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s